A segunda noite da Semana Acadêmica da Comunicação trouxe ao
Centro Universitário da Serra Gaúcha a relações públicas Fabiana Klafke, para
palestrar sobre o 64º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. A
profissional realizou a cobertura do evento para o Blog RP, do coletivo Todo
Mundo Precisa de RP (TMPRP) e compartilhou com os alunos a experiência de
verificar na prática como grandes ideias criativas tomam forma.
Diante de um auditório lotado de alunos da comunicação, Fabiane
revelou que “estar em Cannes Lions é estar no centro do mercado de
comunicação global”. Portanto, a relações públicas aconselha a todo o
profissional a ir a Cannes pela menos um vez na vida. “Não falamos sobre
submeter cases, mas sim pela oportunidade de vivenciar a diversidade e
globalização da comunicação”, destacou.
Em Cannes, segundo a relações públicas, se está há alguns passos dos
maiores nomes do universo da comunicação e de grandes empresas. Para
Fabiane, é essencial o profissional estar aberto para conhecer pessoas e
aprender com elas. “Networking, essa palavra nunca fez tanto sentido para nós
quanto nos últimos tempos”, ressaltou.
Outra observação importante foi sobre a necessidade de integração
entre os profissionais da comunicação. Na análise de Fabiane, relações
públicas e jornalismo são duas áreas convergentes e não excludentes, se
complementam. “O trabalho coletivo amplia as nossas possiblidades”, afirmou.
A relações públicas também falou sobre o quanto as ações offline ainda
são fundamentais para uma experiência de marca. São elas que vão dar
visibilidade online aos produtos, serviços e organizações. “Realizar uma ação
offline não significa dispensar o uso de tecnologias para torná-las
diferenciadas, mas sim tornar um momento presente dentro de um contexto
(evento) uma experiência única para a audiência que está ali presente”,
ensinou.