Nesta edição os de estudantes de Engenharia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) terão um super desafio: superar as marcas do Concurso Pontes de Espaguete do ano anterior, onde a estrutura vencedora suportou os impressionantes 176,2 quilos, intitulada Big Bridge III, confeccionada pelos estudantes: Felipe Flores, Giovani Zanella, Norberto Meneghel.

A competição acontecerá no dia 7 de junho, às 19h, na FSG . Na ocasião os grupos deverão construir uma ponte, respeitando as normas internacionais do concurso.

A competição funciona da seguinte forma: Os estudantes devem confeccionar uma ponte apenas com espaguete barilla 7, cola epóxi e resina, em formato de treliça (barras ligadas em nós). A ponte não pode ter mais de 1,1 metro de comprimento nem meio metro de altura e 20 centímetros de largura. Nas extremidades da ponte, são colocados tubos de PVC apenas para apoiar a engenharia nas mesas de apresentação. A estrutura toda não pode pesar mais do que 900 gramas.

Para verificar a resistência da ponte são penduradas anilhas no centro da estrutura, por meio de um gancho metálico. Cada peso acrescentado deverá ser suportado por no mínimo 10 segundos até que a ponte se rompa completamente. A carga pendurada na ponte neste instante é a que vale para a competição.